Magestorm - Nexus

Um jogo de Piero Cioni para 2 jogadores, a partir dos 12 anos, com a duração de 60 minutos.

Uma nova série de um jogo de tabuleiro, onde a magia é o centro do enredo de uma batalha de fantasia, sendo previsível o seu lançamento para o Outono de 2010: Magestorm, foi criado por Piero Cioni e publicado pela editora italiana Nexus, dos criadores War of the Ring, Wings of War, e Battles of Napoleon. Em Magestorm, os jogadores vão poder controlar ao mesmo tempo um exército e um mago - ser ultra-poderoso que mandará nas batalhas com as suas habilidades e feitiços.

O jogo desenrola-se em Aleen, um mundo dos dois sóis, onde as forças da magia fluem pelas terras e mares, penetrando profundamente sob as montanhas e pairando sobre os ventos.
Depois terem vivido no continente ocidental, os seres humanos regressam a Tys, o velho continente, atravessando o mar, deixando as suas terras destruídas por uma longa e violenta guerra… contudo uma nova guerra está preste a começar.


As batalhas entre as diferentes facções são combatidas sob a sombra dos poderosos feiticeiros, que ajudam os seus aliados mortais, com os seus incríveis poderes e feitiços enquanto tentam alcançar seus objectivos pessoais. Os poderes de cada mago são muito diferentes, e escolhendo um mago diferente para apoiar um exército, o jogo muda por completo.

O Magestorm inclui miniaturas plásticas necessárias para criar dois exércitos, Tabuleiros de mago, e cartas de feitiços para quatro magos diferentes, e um livro com 10 cenários diferentes. As futuras expansões apresentarão exércitos adicionais e novos magos poderosos.

Os invasores humanos Kragis e o ancião, elf-like, raça Lausjan serão as primeiras duas facções que os jogadores podem comandar no universo de Magestorm. Os quatro magos incluídos, extremamente poderosos, são: o Firemage, o Airmage, o Fate Guardian, e o Druid.


O Magestorm é um jogo baseado em cenários. Cada cenário é inspirado por eventos da história imaginária do mundo de Aleen e descreve a montagem da batalha, a composição dos exércitos, os magos usados, e da duração do jogo. As condições de vitória podem ser muito diferentes de um cenário para o outro: que passa por conquistar um número de objectivos, conseguir passar sobre o exército oponente com o mínimo de vítimas, acompanhando uma caravana através do campo de batalha, e assim por diante.


O jogo caracteriza-se por ser de fácil aprendizagem das mecânicas do jogo. Cada jogador irá comandar as suas tropas e escolhe os seus feitiços para os ajudar durante a batalha. Os exércitos estão divididos em unidades, compostas por tropas, representadas no campo de batalha pelas figuras plásticas montadas em bases especiais. As suas características e habilidades estão indicadas nas cartas de tropa, através de ícones e valores.


Durante o jogo, no papel do mago, cada jogador irá escolher e lançar os feitiços usando um tabuleiro especial de mago, este faz com que o jogador esteja a par dos poderes mágicos disponíveis para o mago. Em cada ronda um mago terá uma nova energia mágica à sua disposição, representada por uma nova ficha de pontos de poder colocada no tabuleiro do mago, que poderá ser usada mais tarde para lançar os seus feitiços. Cada mago tem o seu próprio modo de magia e no jogo este aspecto é reflectido pela estrutura do tabuleiro do mago, o qual permite que o mago/jogador decida como canalizar os seus poderes mágicos, e pelas cartas de feitiço disponíveis do mago.


Os feitiços serão lançados durante uma batalha para apoiar as tropas, mas os feitiços estratégicos “earth-shattering” podem igualmente ser lançados à distância: os magos em Magestorm podem fazer crescer novas florestas, mover montes, ou lançar uma tempestade do fogo sobre os seus inimigos.

As unidades em cada exército são movidas usando um sistema inovador baseado em marcadores de objectivos. Cada jogador manipula objectivos no tabuleiro, marcando os hexágonos que são um alvo para suas unidades. De seguida, as unidades avançarão para o seu objectivo mais próximo. Quando as unidades inimigas se encontram, ocorre um combate. Todos os elementos que o afectam são tidos em conta: tropas, terreno, feitiços, criaturas - são tratadas de uma maneira simples através de cartas especiais e de um único lançamento do dado. A resolução do combate é rápida e sangrenta, de modo que nenhum combate termina sem afectar um ou outro oponente.


Magestorm tem toneladas de componentes, incluindo um tabuleiro de dupla face, mais de 100 miniaturas e bases, cartas, folhas da referência, marcadores e contadores. O tabuleiro do jogo apresenta uma grelha de 9 x 11 hexágonos o qual será personalizado para cada cenário, usando peças modulares de terreno.


dreamwithboardgames News
NexusBoardGameGeek
Interview with the authorPiero Cioni