Fief - France 1429 - Ediciones MasQueOca

http://boardgamegeek.com/boardgamepublisher/24883/ediciones-masqueoca


Um jogo de by Uwe Eickert para 3 a 6 jogadores, a partir dos 12 anos, com a duração de 2 horas.
Fief é um jogo de ambição dinástica, onde os jogadores assumem os papéis de nobres no século XV no Reino de França. 

O tabuleiro do jogo representa uma parte do Reino da França na Idade Média. As povoações têm contornos quadrados que estão ligadas por estradas que permitem o movimento do Senhor e das tropas. As aldeias estão agrupadas em oito áreas de fundos coloridos que representam Feudos individuais, que são domínios dados aos senhores para presidir.

Cada aldeia pertence também a um dos cinco Bispados da igreja. Cada Bispado está marcado com uma linha forte de fronteira e está numerada entre 1-5 ao longo da borda do tabuleiro dentro de uma Diocese.
Cada aldeia faz parte de um Feudo e de um Bispado.


Cada jogador controla até quatro membros da família, composta por nobres masculinos e femininos. Estes membros da família vão subir no poder, ganhando Títulos reais e eclesiásticos.



No
'Fief - France 1429'", um jogador pode tentar obter o controlo de todas as aldeias num Feudo para ganhar o real título de Barão, Conde ou Duque. Para cada Feudo, que um jogador controla, ganha 1VP. Estes Intitulados Senhores podem agora participar na eleição do próximo Rei. Eles até podem se candidatar a Rei, trazendo assim 1VP e mais poder para a família!


Outros membros da tua família podem seguir o chamado da Igreja para ganhar os Títulos eclesiásticos de Bispo e depois Cardeal. Esses Títulos permitem-te o dízimo dos bispados, tomando a Igreja o quinhão de renda a partir de outro feudo senhorial! O objetivo maior que o membro da tua família clerical pode alcançar é o de ser eleito Papa, trazendo 1VP e privilégios especiais para a tua família!
Ganhas o jogo assim que tiveres 3VPs. Isto é mais fácil dizer do que fazer, e podes precisar de formar alianças com outros jogadores através da diplomacia e do casamento para alcançares o teu objetivo. Quando um dos membros da tua família se casa com um nobre de outra família, vocês os dois tornam-se aliados. Agora, podem vencer o jogo, em conjunto com 4VPs, mas não podem vencer sozinhos, a menos que o teu casamento seja anulado pelo Papa ou o teu cônjuge seja 'misteriosamente' assassinado ou morre por outros meios desagradáveis!


Além de seres cauteloso com os outros jogadores, podes comprar cartas de eventos que podem alterar rapidamente o teu destino. Cartas de recompensa de eventos são benéficas para o jogador e incluem 'Boa Colheita', 'Bom Tempo' e cartas 'Impostos Adicionais'. Mas algumas cartas são cartas de Desastres que podem afetar de forma aleatória todos os jogadores em bispados específicos. Estas incluem 'A Peste', Chuva Forte', 'Fome', e 'Revolta dos Camponeses'!


As rendas podem ser aumentadas pelos jogadores impondo dízimos da igreja às aldeias dos adversários ou tributar os seus próprios feudos. Os jogadores podem comprar novos títulos feudais, melhorar os rendimentos das suas aldeias com moinhos, e fortificar as suas cidades.

Os jogadores também precisam de proteger as suas terras e castelos. Homens de armas e Cavaleiros podem ser adquiridas, bem como máquinas de guerra.

Se achares que os outros jogadores não estão a gerir os seus feudos, tão bem como tu, podes tentar invadir os seus territórios! Mas tens que arriscar um dos membros da tua família para levar as tropas para a possível batalha, onde podem vir a ser morto ou feito prisioneiro.


Se dois exércitos opostos estão no mesmo quadrado de aldeia, uma batalha pode ser iniciada. Os jogadores avaliam o tamanho e a força dos seus exércitos, que determinam o número de dados de Batalha cada um, pode lançar.

Cada 'f' obtido é um tiro certeiro. Homens de armas são derrotados com um tiro certeiro, enquanto os Cavaleiros exigem três tiros certeiro para ser removidos da batalha.

Fief é um jogo altamente interativo de diplomacia, alianças, cavalheirismo aberto e fraude covarde! Perfeito para 3-6 'amigos' para passar uma noite divertida juntos.

Não percas este jogo!!!
Para mais informações entra aqui no Kickstarter.
 
Atenção:
Quem comprar a edição Espanhola, os portes são gratuitos!

Sem comentários: